Título do livro: Ismael e Chopin
Autor: Miguel Sousa Tavares
Ilustrações: Fernanda Fragateiro
Editora: Oficina do Livro
1º Edição: Maio, 2010
Sobre o autor:
Miguel Andresen de Sousa Tavares é um jornalista e escritor português que nasceu em 1950, no Porto. É filho de uma grande figura da literatura portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen, que foi poetisa e escritora. Miguel Sousa Tavares normalmente não escreve para crianças. Esta obra é um conto.
As personagens principais são: Ismael (o coelho número 29 de uma família de coelhos que teve 53 filhos) e Chopin (um compositor e pianista polaco que viveu em França e que escreveu obras muito conhecidas como os Noturnos, para piano a solo).
Resumo da história:
Ismael era um coelho bravo que vivia no bosque com os seus 52 irmãos.
Era o filho 29 e foi o escolhido pelo seu pai (o coelho Maltese) para aprender todos os segredos do bosque e do mundo, mas ensinou-o também a ter cuidado com os homens.
Certo dia, o Ismael ouviu um barulho que adorou e perguntou ao pai o que era. O pai disse-lhe que era a música.
Mais tarde, Ismael começou a visitar a casa onde tinha ouvido a música. A cada dia que passava ele aproximava-se cada vez mais da casa.
Um dia o músico descobriu-o e passaram a ser amigos porque Ismael sabia ler, escrever e entender a língua que o Chopin falava.
Chopin estava muito doente, mas continuava a compor música ao piano e a conversar com o Ismael. Passado algum tempo, chegou à casa uma senhora que convenceu Chopin a ir ao médico na cidade.
Antes de partir, Chopin entregou as músicas que ele tinha composto ao Ismael dizendo-lhe que os Noturnos eram para ele e sobre ele e a sua amizade.
A partir desse dia nunca mais se ouviu a música do senhor Chopin naquela floresta.
Eu gostei de ler este livro porque fala sobre música que é algo que eu adoro e porque também gosto muito de coelhos.
Inês Rego Marques, 10 anos (uma fotografia com o Ismael)!
Sem comentários:
Enviar um comentário