sexta-feira, 1 de abril de 2016

O que é o Carnaval?

O Carnaval é uma festa móvel, ou seja, não tem data fixa no calendário, muda consoante a Páscoa. 

Esta comemoração acontece sempre entre um domingo e uma terça-feira (3 dias): o Domingo Gordo e a Terça-feira de Carnaval. O dia seguinte, é a chamada Quarta Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, ou seja um período de jejum que dura 40 dias antes da Páscoa. 

Jejuar ou fazer jejum é não comer tudo o que nos apetece. As famílias muito religiosas (cristãs/católicas) só voltam a comer doçarias e carne, ou refeições muito “fortes”, na Páscoa.

Assim, em Portugal, nos dias de Carnaval (que quer dizer quando “vale” comer carne) muitas pessoas se divertem em bailes e festejos, porque a próxima festa é a Páscoa e ainda falta um bocado. Em Portugal, também se come nesta altura uma coisa que a minha avó faz muito bem: as filhoses (que são parecidas com os crepes e panquecas feitas na França e no Reino Unido). 



Há Carnavais muito famosos no mundo como os do Brasil (Rio de Janeiro), de Itália (Veneza), de França (Nice) entre outros. 



Em Portugal, fazem-se desfiles de Carnaval (em Sesimbra, Ovar, Loulé, etc.) que querem imitar os desfiles brasileiros do Rio de Janeiro, mas aqui é inverno e o Carnaval é muito frio, por isso é difícil fazer algo igual. 

Os portugueses preferem usar os desfiles para criticar como o famoso desfile de Torres Vedras. Nesta cidade há um monumento ao Carnaval e os habitantes dizem que têm o Carnaval mais tradicional!

Eu li que o Carnaval teve origem na Roma Antiga, mas que depois os cristãos também adotaram esta festa.

Quando os meus avós eram da minha idade o Carnaval chamava-se Entrudo e quando eles eram jovens faziam brincadeiras uns aos outros nesta altura e vestiam-se com roupas velhas. 

Em Trás-os-Montes, os jovens ainda hoje se vestem de coloridos Caretos com chocalhos e fazem muitas brincadeiras como atirar farinha, entre outras. Os Caretos são vestidos por rapazes e representam figuras diabólicas e misteriosas que se portam mal.




Inês Rego Marques,10 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário